sexta-feira, 17 de junho de 2011

SATISFAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO

Atualmente uma das principais questões realizadas por psicólogos é avaliar como esta a satisfação dos funcionários no seu ambiente de trabalho. Dessa forma passasse a estudar as principais causas que levam a satisfação e a insatisfação.

A satisfação no trabalho é uma das causas mais importantes do bom desempenho no trabalho e no sucesso deste. Assim, existem duas abordagens que estudam a satisfação no trabalho, a abordagem global, que é a satisfação no trabalho como um sentimento único e global e a abordagem pelas facetas, que caracteriza os prêmios, aumento de salário, dentre outros.

Os níveis de satisfação no trabalho mudam de acordo com os países, mudanças que estão muitas vezes relacionadas a valores culturais, como por exemplo: individualismo/coletivismos, distanciamento do poder, masculinidade e prevenção quanto a incertezas.

Para medir o nível de satisfação no trabalho faz-se a avaliação da satisfação no trabalho, que é realizada por meio de questionários ou entrevistas.

Tem-se ainda o índice descritivo do trabalho, que avalia cinco facetas, que são trabalho, supervisão, salário, colegas de trabalho, oportunidades de promoção. O questionário de satisfação de Minnesota e a escala de trabalho em geral, são também outras formas de medir o índice de satisfação.

O ambiente de trabalho é peça fundamental na satisfação do funcionário, pois é através dele que se consegue ter um conforto e assim um bom desempenho no trabalho. Outro fator de grande relevância é a saude do individuo, o seu comportamento com o trabalho e por fim o seu salário.

Dentre todos esses pontos o que é mais abordado pelos psicólogos é o comprometimento organizacional, que é a ligação dos funcionários com a organização, que tem forte relação com a satisfação e o desempenho no trabalho.

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