Em qualquer tipo de organização há o surgimento de grupos, e estes tem grande influencia dentro de uma empresa. A formação desses grupos tem se tornado uma preocupação constante de psicólogos sociais.
Os grupos são entendidos como entidades psicossociológicas, e este foi incorporado a psicologia social e tornou-se objeto de estudo, para haver um melhor entendimento sobre o comportamento humano.
É considerado grupo a união de dois ou mais indivíduos que compartilham de um conjunto de normas, crenças e valores e que dessa forma mantém relações definidas e que geram conseqüências sobre os demais.
Em cada grupo existe um líder que ocupa posição central e a relação entre líder- liderado caracteriza uma relação afetiva entre os membros do grupo e a pessoa central. Dessa forma subentendesse que o líder exerce influencia sobre todo o grupo.
Torna-se líder aquele que exerce mais influencia sobre os demais, para agir em determinada direção ou para mudar a direção da ação.
Existem vários tipos de liderança, dentre eles estão a autocrática, que torna o grupo dependente do líder, já a liderança democrática contribui para o envolvimento do líder e liderados, onde ocorre a distribuição das tarefas e responsabilidades.
Dentre essas duas lideranças citadas podemos dizer que a autocrática é mais adequada para a manutenção do poder, já a democrática é mais adequada para o desenvolvimento de habilidades dos membros de um grupo.
O estudo da influencia das lideranças dos grupos trouxeram valiosas compreensões da natureza e importância dos estilos de liderança no desempenho do grupo. Esses estudos mostram também que a liderança não é influenciada somente pelas características da personalidade mas também por fatores situacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário