sexta-feira, 17 de junho de 2011

GRUPOS E EQUIPES DE TRABALHO

No ambiente de trabalho o comportamento dos indivíduos é afetado pelo comportamento das outras pessoas. Os grupos ou equipes de trabalho são hoje em dia grande parte imposta nas organizações, como uma maneira de interação e inter- relacionamento. Os grupos de trabalho são conjuntos de indivíduos que se comunicam e compartilham de um mesmo objetivo. Um dos tipos de grupo de trabalho são as equipes, no qual os membros têm papeis diferentes e são coordenados, em busca de um objetivo comum.

Diferentes conceitos são atribuídos aos grupos de trabalho. Os papeis, são funções ou propósitos diferentes em um determinado grupo. As normas são regras estabelecidas e aceitas pelos membros, para atender as expectativas de um melhor desempenho e organização na empresa. A coesão do grupo é a força que os mantém unidos e interagidos. A perda no processo é o tempo gasto pelo grupo nas atividades de manutenção.

O desempenho grupal em muitas tarefas é superior ao trabalho individual, baseado na interação entre as pessoas e na presença de outros. Nas tarefas cumulativas, ocorre à possibilidade de perda no processo, e um fenômeno chamado negligencia social pelo qual as pessoas não se esforçam tanto em grupo quanto se estivessem sozinhas, e quanto maior o grupo, menos o esforço individual.

Para o trabalho eficiente na organização, os indivíduos devem coordenar seus esforços dentro de seus próprios grupos, e os grupos entre si. Para melhorar o funcionamento dos mesmo, existem três técnicas. Os grupos de trabalho autônomos são uma alternativa para tradicionais fábricas. Os itens são montados por pequenos grupos, em vez de todos da produção.

Os círculos de qualidade dão sugestões de melhorias para a gerência, e maior participação em questões do trabalho. A criação de equipes procura melhorar o funcionamento das equipes, através de uma serie de procedimentos.



Nenhum comentário: