sexta-feira, 17 de junho de 2011

Psicologia Sócio - Histórica

Vigotsky foi o percussor da Psicologia sócio-histórica. Acreditava que o homem era construtor da cultura, considerando o homem um ser social. Para ele, não existia essência humana. Sendo assim, a essência seria formada a partir de relações do homem com a sociedade.

Vigotsky abordou termos como subjetivação da objetividade e objetivação da subjetividade. O primeiro refere-se a questão de vermos as coisas ao nosso redor de maneira pessoal, ou seja, interpretamos da nossa forma aquilo que nos é imposto. Já o segundo trata-se do fato de tornar aquilo que acreditamos como algo inerente à nossa personalidade, ou até mesmo, transformar em atitudes aquilo que acreditamos.

Um fato interessante no nosso cotidiano, relacionado à essa teoria de Vigotsky acontece com o conceito de objetivação da subjetividade. Muitas vezes a mídia mostra sua opinião, mas por ter um forte poder de persuasão sobre as pessoas , geralmente influencia as pessoas nas suas decisões e crenças. A questão é associar como certo aquilo que é imposto pela sociedade acatar a idéia.

Nenhum comentário: