quinta-feira, 16 de junho de 2011

Behaviorismo



O Behaviorismo foi consolidado por Watson e teve seus principais estudos baseados no comportameto dos indivíduos, ou seja estuda as interações dos indivíduos com o ambiente, as ações (respostas) e o ambiente (estimulações).

Antes de Watson, veio Skinner que formulou a corrente referente ao comportamento operante. Ta conceito afrimava que o comportamento humano tinha efeito sobre o mundo, por se referis as atitudes feitas pelo homem. O ato de andar, falar, estudar é exemplo desse tipo de comportamento.
Além desse, há o comportamento respondente, também conhecido como reflexo. Diz respeito às respostas que são provocadas pelos estímulos antecedentes ao ambiente, são atitudes involuntárias, como por exemplo, dilatação das pupilas e as lágrimas provocadas pelo ato de cortar cebola, por exemplo.

Um exemplo citado em sala de aula foi o experimento com o ratinho em um laboratório. O mesmo foi colocado dentro de uma "caixa de Skinner", onde continha uma barra de ferro, na qual pressionada, liberava uma gota de água. Andando pela caixa, certa vez, o rato bateu na barra, liberando grande quantidade de água automaticamente. Dpois disso, seria bem mais provável que a barra fosse tocada mais vezes, já que o comportamento operante, o que estimula a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante, ou mesmo pela satisfação de alguma necessidade.
Nesse exemplo, podemos perceber que há um estímulo reforçador do comportamento de bater na barra, que no caso seria a liberação da gota de água, tendo em vista a sede do ratinho.

[...]

Nenhum comentário: