sexta-feira, 17 de junho de 2011

Humanismo



Os seres humanos são vistos essencialmente como orientados para o crescimento, movimentando-se para frente e preocupados com escolhas existenciais. Rogers acreditava que a natureza humana básica era positiva, ou seja, que não há em nós nada inerentemente negativo ou mal.
Rogers sugeriu que cada um de nós se comporta de acordo com a consciência subjetiva que temos de nós mesmos e do mundo em nossa volta. Esforçou- se em compreender como os indivíduos vêem a si mesmos, isto é, as suposições que fazem sobre quem e o que são sobre a natureza de seus relacionamentos com os outros.

Rogers ainda abordou definições como congruência e incongruência:
- Congruência estado de consciência ou harmonia
- Incongruência: estado de discrepância ou de desarmonia

Em relação aos conceitos de Rogers, posso dizer que não concordo plenamente com o que ele fala que o ser humano já nasce com uma essência boa. Acredito que essa essência é construída com o passar dos tempos. Porém, acho bem interessante a parte referente a maneira como os indivíduos se vêem. Pois, muitas vezes temos que deixar de lado as opiniões dos outros e ter as nossas próprias para viver em paz e harmonia com nós mesmos.

Vcs não acham?! [...]

Nenhum comentário: