Com o crescimento do capitalismo, ocorre o desenvolvimento da ciência, questionou-se a hierarquia, a racionalidade do homem tornou-se grande possibilidade de construção do conhecimento, a burguesia surgia como a nova classe social e econômica, questionamento da natureza e suas leis pela observação rigorosa e objetiva.
A Psicologia Moderna nasceu na Alemanha, seu status de ciência é obtido à medida que se liberta da filosofia, onde os novos padrões da produção de conhecimento passam a definir, e a formular métodos de estudo do objeto (o comportamento, a consciência), onde deve buscar a neutralidade do conhecimento científico, os dados devem ser passíveis de comprovação.
As principais abordagens ou escolas:
Funcionalismo- “o que fazem os homens”; consciência, centro das preocupações; compreensão de seu funcionamento; o homem usa para adaptar-se ao meio.
Estruturalismo- a preocupação também é a consciência, mas de forma diferente irá estuda – lá em seus aspectos estruturais, isto é, os estados elementares da consciência como estrutura do sistema nervoso central.
Associacionismo- primeira teoria da aprendizagem na psicologia; aprendizagem se dá por associação de idéias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário