sexta-feira, 17 de junho de 2011

BEHAVIORISMO

Também denominado de comportamentalismo ou análise funcional do comportamento, é uma abordagem psicológica clássica, ligadas a várias correntes, no qual se desenvolveu a partir do determinismo, funcionalismo e do método experimental de alguns teóricos.

Watson, precursor do behaviorismo, depois denominado Behaviorismo Metodológico, e posteriormente Psicologia Estímulo-Resposta, onde propõe, por meio da manipulação de estímulos, a planejar e a formar o indivíduo. Assim, os estímulos são capazes de produzir respostas, poderiam ser alterados de acordo com as características individuais desejadas.

Os behavioristas metodológicos distinguem duas classes do comportamento; o respondente (reflexo) e o operante (voluntário).

No comportamento respondente, são respostas orgânicas e fisiológicas do organismo, obtidas a partir de determinados estímulos, que tem manifestações automáticas, independente da vontade do indivíduo. Exemplos: a salivação ao comer, os arrepios na pele quando está com frio. Já no comportamento operante de um organismo, ele atua sem estímulo específico sobre o meio externo, e manifesta-se em consequência da maturação e dos condicionamentos acumulados ao longo da vida.

O processo de condicionamento respondente é uma forma simples de aprendizagem. Nesse tipo de condicionamento, se obtém um estímulo neutro, um estímulo incondicionado e um estímulo condicionado. Os fatores que os influenciam: a ordem dos estímulos, o período de tempo, e outras como condições ambientais, e fisiológicas. O comportamento ocorre espontaneamente, no condicionamento operante, a resposta do organismo produz uma modificação que tem efeito sobre ele.

Reforço, assim determina os behavioristas, sobre as modificações ambientais. Fator que aumenta o índice de respostas em determinada situação. Reforço positivo ocorre à apresentação do estímulo. Reforço negativo a eliminação do estímulo, os dois com aumento de respostas.

Extinção e punição são tipos de contingência que produz efeitos sobre uma resposta. Na punição consiste um estímulo aversivo, ou a retirada de um estímulo positivo a ele, após uma resposta inadequada, como exemplo, uma criança quando tira nota baixa na prova, os pais dão uma punição retirando o computador, ou a mesada.

O Behaviorismo Radical trouxe como contribuições a compreensão do comportamento humano, que podem ser evidenciadas quanto a importância dos eventos internos, autoconhecimento e as políticas de motivação.

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