sexta-feira, 17 de junho de 2011

PSICANÁLISE

O que falar sobre a teoria psicanalítica!

Tem como objetivo o estudo do inconsciente, os aspectos irracionais e processos mentais da vida humana. Teve como fundador Freud, onde adotou vários conceitos, aceitos até hoje, e também desenvolveu a teoria da personalidade.

Na psicanálise tem-se diversos conceitos principais, no qual interligados, exemplo, energia, libido, deslocamento e pulsão, as subdivisões da personalidade, as qualidades da mente e as defesas.

Em relação às subdivisões da personalidade, podemos mostrar três diferentes tipos: id, é o pólo pulsional, que tem como função a busca do prazer, e é a parte desorganizada da personalidade; ego, é o agente de defesa, sua função é proteger a vida de perigos externos, com a ajuda de fatores como memória, racionalização, percepção, aprendizagem, defesa compulsiva; superego, é a formação de idéias e consciência moral do individuo.

Nas qualidades mentais possui três importantes divisões, o consciente, pré- consciente e o inconsciente no qual este são certos desejos, sonhos, pensamentos não realizados.

A teoria psicanalítica, proposta por Freud tem contribuições no âmbito organizacional, com o entendimento do comportamento dos indivíduos na organização, e a compreensão de seus desejos e necessidades, possibilitando o desenvolvimento da mente.



Nenhum comentário: