EXISTE MANEIRAS DE DESCOBRIR A PERSONALIDADE?
Vamos falar um pouco sobre personalidade. Sabemos que cada um tem a sua, mas O QUE É PERSONALIDADE? Personalidade nada mais é que o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. Hoje, irei citar como as organizações, como um todo, têm se preocupado com a personalidade dos seus colaboradores, prova disso que cada vez mais vêm sendo utilizados os chamados “testes de personalidade” nas seleções e contratações de novos colaboradores, porém continuam sendo tachados de não merecedores de confiança. Estes testes de personalidade medem as características de personalidade propriamente ditas, que não se referem aos aspectos de conduta. Ex: estabilidade emocional, conduta, interesse e etc. Sabendo-se que a personalidade do indivíduo muda constantemente, surge a seguinte pergunta: O que medir? Na verdade, medem-se características mais ou menos constantes da personalidade – mesmo assim, em determinado momento. Para que as empresas atinjam o sue objetivo, que é a realização do teste de personalidade, satisfatoriamente existe fatores a seguir, como: o tipo de teste a ser aplicado, a aplicação do teste, controle de utilização entre outros. Vamos conhecer alguns dos testes de personalidade, os mais conhecidos são:
Teste de wartegg que é uma técnica de investigação da personalidade através de desenhos obtidos por meio de uma variedade de pequenos elementos gráficos.
Teste de zulliger que constitui-se de três pranchas onde a interpretação integrada das pranchas propicia uma visão aprofundada da personalidade humana.
Teste PMK ou psicodiagnóstico miocinético se constitui de oito folhas onde se traça características como agressividade, emotividade, inibição, rigidez e outras.
Teste palográfico ou PLG pode ser entendido como a avaliação da personalidade com base na expressão gráfica. A folha de papel representa o mundo no qual o indivíduo se coloca afetivamente e a maneira pela qual ele se relaciona com o meio externo, através dos traçados. É o mais conhecido e utilizado.
Teste H.T.P ou house -tree-person parte do princípio de que estes temas são bastante familiares a todas as pessoas, mesmo na mais tenra idade, o que facilita a idealização dos desenhos, facilitando a projeção de suas experiências internas.
Como podemos ver, existem inúmeros tipos de testes de personalidade e estamos sujeitos a participar de qualquer um deles. Mas nem tudo são flores. Os testes de personalidade muitas vezes podem indicar aspectos negativos da personalidade de uma pessoa, muitas vezes desconhecidas pelo próprio individuo, que podem ser utilizados para a manipulação de pessoas por parte da organização. Outro problema é que o uso dos testes de personalidade muitas vezes servem como instrumento discriminatório entre diferentes pessoas.
Vimos que o uso de testes de personalidade já é um fato nas organizações e que ainda encontra resistência ao seu uso. Como tudo possui seus fatores positivos e negativos, o teste de personalidade não foge a esta regra.
Fonte: Visão geral de teste psicológicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário