sexta-feira, 17 de junho de 2011

O COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

O comportamento é uma das esferas de maior relevância na psicologia organizacional. Nas organizações possui o comportamento produtivo e contraproducente dos funcionários no trabalho, que incluem um bom desempenho e requer habilidades e motivação.

Para o alcance de objetivos, a organização deve desempenhar suas tarefas e funções com eficácia e eficiência, pois o bom desempenho aperfeiçoa a produtividade, a motivação e as necessidades, onde estes estão inseridos no comportamento produtivo. Há fatores que podem afetar o andamento do trabalho de diversas formas, o ambiente pode ter influência positiva ou negativa na motivação, resultando em aumento ou diminuição dos esforços dos funcionários, e atividades simples e práticas podem sim melhorar a auto-estima dos mesmos na organização.

O comportamento organizacional de cidadania vai além das exigências do trabalho e é fundamental para a organização. Divide-se em duas categorias de comportamento: as exigidas e as que não são exigidas. Altruísmo é a ajuda a outro funcionário, e dar sugestões mesmo não sendo exigido. Conformidade é um requisito que deve ser feito e seguir as regras definidas.

O comportamento contraproducente (por exemplo, rotatividade, agressão, abandono, roubo, sabotagem, atraso) gera altos custos para a organização. Ao comportamento destrutivo se dar a partir do pouco controle no trabalho, levando para o lado da insatisfação e o abandono.



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