sexta-feira, 17 de junho de 2011

Psicanálise



Considerado o pai da Psicanálise, Freud era determinista, acreditava que os sentimentos e comportamentos não ocorriam por acaso. Atos como alucinações, sonhos, repetições de comportamento entre outros, eram supostamente explicadas.
É função da Psicanálise descobrir as situações de insatisfações ocorridas com os indivíduos que causaram bloqueios na vida adulta, geralmete referem-se a sentimentos, ações em impulso, conflitos escondidos, etc...
Para descobrir e analisar esses fatores, Freud utilizava técnicas especificadas, dentre elas, a hipnose.. Nela, o paciente hipnotizado relembrava experiências traumáticas já esquecidas, demonstrando suas emoções. Esse método era chamado de "Método Cartático" por Breue, companheiro de Freud.

Freud sempre acreditou que os distúrbios emocionais tinham uma forte relação com fatores sexuais. Com o passar do tempo, ao perceber que a hipnose muitas vezes não era suficiente para fazer o paciente falar, Freud passou a utilizar o método de associação livre, na qual o paciente relaxava e dizia tudo aquilo que surgia conscientemente.

A principal contribuição de Freud foi seu estudo sistemático do inconsciente. Enxergava-o como parte da personalidade que mais precisava ser estudada. Dividiu a consciencia em três níveis:
  • Inconsciente: Constituído por conteúdos reprimidos;
  • Pré -consciente: consiste naquilo que não está no nível imediato da consciencia, mas é relativamente acessível;
  • Consciente: consiste naquilo que está dentro da nossa percepção imediata.
Continua...

Nenhum comentário: