quinta-feira, 16 de junho de 2011

A evolução da ciência Psicológica

Para entender essa evolução, é necessário uma retrospectiva de toda a história do surgimento da psicologia, desde a antiguidade até o surgimento da psicologia científica, bem como a idéia das primeiras escolas.
N Antiguidade, os gregos detinham seus conhecimentos através dos mitos; o estudo da alma era feito de acordo com os sentimentos e pensamentos das pessoas. Os pré-socráticos estudavam a percepçao do homem com o meio, ou seja, Sócrates afirmava que o homem seria dotado de razão e essa razão seria responsável pela emancipação do homem.
Logo após vários acontecimentos ocorridos durante a Idade Média e no Renascimento, a psicologia começa a ser vista como ciência. Surge também nesse período ciências como Filosofia, Física, dentre outras que se ligavam ao conhecimento humano.
As primeiras abordagens para realização desses estudos foram:
- O funcionalismo: "o que fazem os homens" e, "por que fazem?"
- O Estruturalismo: Estuda a consciencia analisando-a como elemento estrutural do sistema nervoso central
- O Associasionismo: Afirma que a aprendizagem se dá por um processo de associação de idéias.

Em relação a esses conceitos, um fato bastante comum no nosso dia-a-dia se dá de acordo com o associasionismo, pois desde crianças, seguimos uma escala no aprendizado. Começamos aprendendo as coisas mais básicas, até chegarmos a níveis mais elevados e nos tornarmos independentes.

Nenhum comentário: