quinta-feira, 16 de junho de 2011

Senso Comum x Psicologia

Foram diferenciados nessa aula, senso comum de psicologia, bem como seus objetos de estudo e o motivo da subjetividade da mesma.
O senso comum são conhecimentos ou aprendizados que o homem adquire no cotidiano, a partir de valores e cultura da sociedade. Já a Psicologia surgiu com o intuito de analisar o comportamento do ser humano com o auxílio da ciência. Contudo, não se pode considerar a psicologia e a ciência como sendo a mesma coisa. A ciência possui exatidã nos seus objetos, ao contrário da Psicologia, que por sua vez, trata da subjetividade, possui resultados diferenciados, que variam de indivíduo para indivíduo.
A Psicologia possui quatro linhas de pensamentos:
- Psicanálise : estuda o aparelho psíquico
- Behaviorismo : estuda o comportamento
- Humanismo : estuda a consciência
- Psicologia sócio - histórica : estuda as atividades e identidade do indivíduo.

Com o nosso cotidiano, podemos ver quão grande é a subjetividade da psicologia, analisando simples fato do cotidiano. Exemplo: João e Pedro cursam Administração. Porém, ambos possuem gostos musicais distintos e comportamentos diferentes. João é divertido, comunicativo e não gosta de namorar sério. Já Pedro é tímido e prefere relacionamentos sérios. Ou seja, cada um deles possuem valores e comportamentos diferentes, o que faz concluirmos o alto grau de subjetividade da Psicologia.

Nenhum comentário: