quarta-feira, 15 de junho de 2011

Os 12 maiores atributos da liderança

Auto Motivação

O Gerente que não consegue se auto-motivar não tem a menor chance de ser capaz de motivar os outros.

Uma percepção aguda do que é justo



Esta é um grande qualidade de um lider eficaz e a fim de ter o respeito da equipe, o gerente deve ser sensivel ao que é direito e justo. Isso é extremamente cosntrutivo e um grande fator de nivelamento.

Planos definidos


O líder motivado sempre tem objetivos claros e defenidos e planejou a realização dos seus objetivos. Ele planeja o trabalho e depois trabalha o seu plano como a participação dos seus subordinados.

Perseverança nas decisões



O gerente que vacila no processo decisório mostra que não esta certo de se mesmo, ao passo que um líder eficaz decide depois de ter feito suficientes considerações preliminares sobre o problema. Ele considera mesmo a possibilidade de a decisão que esta sendo tomada vir a se revala errada. Sejamos realistas: um gerente pode tomar decisões certas, mas um líder eficaz decide e mostra sua convicção e crença na decisão ao manter-se fiel a ela, sabendo, no entanto, reconhecer quando erra.

O hábito de fazer mais do que aquilo pelo qual se é pago



Um dos ônus da liderança é a disposição para fazer mais do que é exigido do pessoal. O gerente que chega antes dos empregados e que deixa o serviço depois deles é um exemplo deste atributo de liderança.

Uma personalidade positiva



As pessoas respeitam tal qualidade. Ela inspira confiança e tambem constrói e mantem um equipe com entusiasmo.

Empatia



O líder de sucesso deve possuir a capacidade de colocar-se no lugar de seu pessoal, de ser capaz de vero mundo pelo lado das outras pessoas. Ele não precisa concordar com essa visão, mas deve ser capaz de entendert como as pessoas se sentem.

Domínio do detalhes



O líder bem sucedido entende e executa cada detalhe do seu trabalho e, é evidente, dispõe de conhecimento e habildiade para dominar as responsabilidades inerentes a sua posição.

Disposição para assumir plena responsabilidade





Outro ônus da liderança é assumir responsabilidade pelos erros de seus seguidores. Caso um subalterno comenta um erro, talvez por incompetência, o líder deve considerar que foi ele quem falhou. O clichê do líder é: " A responsabilidade é minha".

Duplicação




Talvez este seja um dos maiores atributos de um líder: ser capaz de desenvolver outros líderes. O líder de sucesso esta sempre procurando maneiras de espalhar suas habilidades em outras pessoas.

Uma profunda crença e seus princípios



A Expressão "A menos que batalhemos por alguma causa, nos deixaremos levar por qualquer causa" resume bem a importância de ter-se um causa pela qual valha a pena viver e trabalhar. O líder de sucesso tem a determinação de atingir objetivos não importando os obstáculos que sujam pelo caminho.



fonte: http://www.guiarh.com.br/pag21c.htm

Nenhum comentário: