quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pontos abordados no filme vida de insetos

Flink
É um dos personagens principais do filme e merece todo o destaque.


Na última aula de Psicologia, a Professora Luciana trouxe um filme muito interessante “Vida de Inseto” umas das aulas que mais gostei, ri bastante durante o filme. Durante a exibição pude analisar pontos importantes. O filme abordava a vida de um formigueiro, uma gangue de gafanhotos, e uma equipe de artista de circo onde mostrava situações vividas pelo formigueiro e que podemos trazer para o nosso dia a dia. Alguns assuntos foram abordados no filme como a relação das equipes de trabalho, situações de conflito e angústia, motivação e liderança.

Na cena da folha, as formigas demonstravam dois sintomas - medo e insegurança, pois estavam preocupadas com a organização da fila para que o tempo não fosse desperdiçado, pois qualquer atraso implicaria em alguma punição imputada pelos gafanhotos que poderia levar à destruição do formigueiro.

Os principais personagens são:

Flik: uma formiga altruísta, inventora e criativa que não se deixa submeter aos paradigmas criados por uma ideologia de dominação. Apresenta uma espontaneidade e um inconsciente à flor da pele, mas como todo sujeito, tem seu limite e também sofre, apaixona-se e produz sintomas.

Atta: sucessora do trono real que terá, ao longo da história, que encontrar seu caminho, lidar com seu desejo e criar seu próprio estilo de liderança.

Dot: irmã caçula de Atta identifica-se com Flik e em sua infância e espontaneidade revela características de uma nova geração no formigueiro, é muito corajosa, revelando algumas características de líder ainda criança.

Hopper: chefe de uma gangue de gafanhotos que oprime e domina o formigueiro através de uma inculcação ideológica permanente, que reproduz valores que mantêm uma divisão social do trabalho, com efeitos e produção de sintomas, que vão desde a submissão servil até a desvalorização do potencial real pessoal e de trabalho na vida do formigueiro, com um grande instituído: não se pode mudar nada. Lidera seu grupo de gafanhotos da mesma maneira. Exerce um tipo de liderança na qual o sua equipe não esta satisfeita com o tipo de líder.

Os artistas circenses: estão engajados em um circo de baixa qualidade, cujo proprietário é uma pulga chamada PT. São despedidos após uma desastrosa apresentação, migram para a cidade e se reúnem em um bar (fato bastante comum na vida real), onde encontram Flik. Por uma distorção de comunicação e por mera casualidade são interpretados como guerreiros e viajam para o formigueiro.

Nenhum comentário: