A psicanálise demonstra que tudo aquilo que é esquecido pode ser encontrado no inconsciente. Os principais representantes da psicanálise são: Freud, Lacan, Milome, Klein, Jung, Winnicott. Freud, o mais famoso deles, realizou seus trabalhos acreditando na teoria da existência do inconsciente como substantivo e não adjetivo. Tal teoria era baseada em métodos de investigação e práticas profissionais. Freud começou utilizando a hipnose, método que fazia com que os pacientes adormecessem para que pudessem lembrar assuntos do passado. Depois utilizou o método catártico que fazia com que seus pacientes contassem seus traumas até que os sintomas desaparecem. Por fim, o método de associação livre que fazia com que os pacientes dissessem tudo que estivessem pensando e estes pensamentos eram associados aos seus traumas.
INCONSCIENTE\PRÉ-CONSCIENTE\CONSCIENTE
Freud descreveu em 1895 o recalcamento como sendo o mecanismo de defesa mais antigo e o mais utilizado pelo inconsciente para se eliminar da consciência partes inteiras da vida efetiva e relacional. Freud explicou que o recalque surge quando ocorre uma divisão marcante entre a atividade mental consciente e a inconsciente e que antes de alcançar esta fase, cabe a outras vicissitudes rechaçar os impulsos puncionais.
SEXUALIDADE INFANTIL
A libido nada mais é que a energia do instinto sexual, apenas desta. O desenvolvimento psicosexual é dividido em fases, são elas: fase oral, anal, fática, genital e período de latência. A fase oral se caracteriza por ter a boca como zona de erotização, pode-se exemplificar através das atitudes de uma simples criança. Quando a criança esta na fase de amamentação ela obtêm seu prazer através da boca, apartir da primeira amamentação a criança sempre tentará obter novamente aquele prazer, até mesmo quando está dormindo, pois ela já começa a sentir o desejo de mamar, daí ela acorda e quando percebe que não está tendo seu desejo saciado, ela chora. Já na fase anal onde a zona de erotização é o ânus, tendo como exemplo também uma criança, conseguimos evidenciar que o simples ato de controle fisiológico é uma nova fonte de prazer descoberta e, além disso, as crianças descobrem que aquele controle fisiológico lhe rende atenção e elogios por parte dos seus pais.
Criança na sua autodescoberta
Nenhum comentário:
Postar um comentário