sexta-feira, 17 de junho de 2011

Psicanálise - Continuação


Continuando o assunto, Freud acreditava que desde a infância já havia sinais de sexualidade. O recém nascido ao chupar o dedo está buscando sentir prazer. Outro exemplo é a satisfação percebida quando os bebês estão sendo amamentados pela mãe... Esses fatores, fazem parte da sexualidade infantil já existente desde cedo.

Crendo nisso, Freud desenvolveu as fases do desenvolvimento do indivíduo da seguinte maneira:
  • Fase oral: o desejo e o prazer localizam-se primordialmente na boca e na ingestão de alimentos e o seio materno;
  • Fase anal: o desejo e o prazer localizam-se primordialmente nas exceções e fezes. É nessa fase que as crianças querem dominar o mundo, como não podem começam a ter ciúmes de brinquedos, etc...
  • Fase fálica: O desejo e o prazer localizam-se primordialmente nos órgãos genitais e nas partes do corpo que excitam tais órgãos. Nessa fase, para os meninos, a mãe é o objeto de prazer, para as meninas, o pai.
Surge aí o chamado Complexo de Édipo, também chamado de complexo nuclear das neuroses. Nesse período os meninos focalizam o seu desejo e prazer na mãe e as meninas no pai. É nessa fase também que a criança distingue a diferença dos sexos masculino e feminino e determina sua fixação pela pessoa mais próxima do sexo oposto.

Relacionando isso com o cotidiano, acredito muito nessa teoria do Complexo de Édipo. Lembro-me bem quando eu era criança, ficava muito brava, chegava até a chorar, quando minha mãe abraçava o meu pai. Era uma verdadeira tortura ver aquilo, sentia um enorme ciúme da relação dos dois.

Um comentário:

Diego Sayron disse...

Não é preciso ser ou ler Carl Jung pra perceber que Freud exagerou nessa teoria.

Para Jung (e outros estudiosos, psicanalistas, etc),
não aceitar que as causas das complicações psíquicas sempre estariam associadas a algum trauma de ordem sexual conferiu o rompimento da parceria e amizade entre eles.

Todo extremo é perigoso. Freud foi ao extremo...