terça-feira, 26 de abril de 2011
Atenção - é um processo cognitivo pelo qual o intelecto focaliza e seleciona estímulos, estabelecendo relação entre eles.
Behaviorismo- Estudo do comportamento, fundado tão-somente na observação e análise das reações visíveis do organismo aos estímulos exteriores e conseqüente rejeição do método introspectivo.
Controle- Ato de dirigir qualquer serviço, fiscalizando-o e orientando-o do modo mais conveniente.
Condicionamento- Processo pelo qual uma resposta definitiva vem a ser provocado por um estímulo, objeto ou situação, diversa da resposta natural ou original
Comportamento - Em sentido restrito, designação genérica de cada modo de reação em face de um estímulo presente; em sentido amplo, qualquer atividade, fato ou experiência mental, passível de observação direta ou indireta.
Controle- Ato de dirigir qualquer serviço, fiscalizando-o e orientando-o do modo mais conveniente.
Decisão - “o processo de análise e escolha entre várias alternativas disponíveis do curso de ação que a pessoa deverá seguir”. Chiavenato (1997) p. 710
Descriminação - Ato ou efeito de descriminar.
Distinção- Ato ou efeito de distinguir. Percepção da diferença entre pessoas ou coisas.
Emoção - Complexo estado moral que envolve modificações da respiração, circulação e secreções, bem como repercussões mentais de excitação ou depressão; nas emoções intensas as funções intelectuais deperecem ou se desorganizam.
Estímulo - Aquilo que estimula. Qualquer coisa que torna mais ativa a mente, ou incita à atividade ou a um aumento de atividade.
Esquiva - Ato ou efeito de esquivar.
Extinção - Ação ou efeito de extinguir; apagamento. Destruição, fim.
Generalização - Ato ou efeito de generalizar. Extensão de um princípio ou de um conceito a todos os casos a que pode aplicar-se.
Limitação - Ato ou efeito de limitar ou de limitar-se. Restrição, redução.
Motivação - Espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano, determinando um dado comportamento.
Metodológico - Que diz respeito à metodologia.
Operante - Que opera; próprio para operar.
Percepção - é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas.
Personalidade - Conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém.
Punição -Ato ou efeito de punir; pena, castigo.
Reforço - Ação ou efeito de reforçar. Auxílio.
Respondente - Pessoa que depõe, sendo inquirida por artigos.
Sentimento - Ação ou efeito de sentir. Faculdade ou capacidade de sentir, de receber impressões mentais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário