terça-feira, 29 de março de 2011

Psicologia x Senso comum x Ciência


O lema agora é o quanto à psicologia, o senso comum e a ciência fazem parte de nossas vidas e muitas vezes passam por despercebidas.

Enquanto um se preocupa em estudar a ciência do comportamento humano, o outro é visto como a compreensão de todas as coisas por meio do saber social, ou seja, é o saber que se adquire através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano, já o outro usa um método, o 'método científico', como ponto de ajuda para adquirir o conhecimento exato e usa um método criterioso de levantamento de dados e análises.

Mas o que eles tem a haver um com o outro?

O senso comum difere-se em alguns aspectos da ciência, pois a ciência busca a verdade em todas as coisas por meio de testes e comprovações, enquanto o senso comum é utilizado antes mesmo que se saiba se o método empregado traz o que se espera. A ciência é objetiva, reúne a individualidade existente em cada lei para formar uma só estrutura e isso sem procurar semelhança entre elas.

Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários sentidos. Por exemplo, quando falamos do poder de persuasão de uma jovem estudante que usa seu poder de sedução para atrair o rapaz, falamos que ela usa de "psicologia"; e quando procuramos aquele amigo, que está sempre disposto a ouvir nossos problemas, dizemos que ele tem "psicologia" para entender as pessoas. A psicologia usada no cotidiano pelas pessoas em geral, é denominada de psicologia do senso comum. EX: O poder do amigo em entender. O senso comun é o conhecimento 'desleixado' do homem não-científico. A ciência é o conhecimento definido exatamente a partir do método.

Nossa matéria-prima, é o homem em todas as suas expressões, as visíveis (nosso comportamento) e as invisíveis (nossos sentimentos), as singulares (porque somos o que somos) e as genéricas (porque somos todos assim) e tudo isso está definindo um único termo: subjetividade.

Enfim, tudo se trata de uma continuação do próprio conhecimento humano, pois e tratado por eles, mostrando que as formas de conhecimento dependem uma da outra para que se concretizem, mostrando também que estes conhecimentos estão se modificando ao decorrer do tempo, mas de uma forma em que estejam sempre juntos expondo que não podemos somente tirar conclusões do meu puro senso comum, mas também saber usar e exigir de nós mesmos o conhecimento cientifico para que nossas conclusões sejam vista e entendida por todos de uma forma normal.

2 comentários:

ítalo disse...

Todo o texto citado na postagem é bem interessante! Exemplifica com exatidão o como nós utilizamos o poder da psicologia para alcançar os nossos objetivos e mostra como é importante a ciência para podermos comprovar nossas idéias.

Prof. Luciana Nepomuceno disse...

Bom texto. Poderia apresentar as referências bibliográficas.