sábado, 26 de março de 2011

“Objetivar a subjetividade e subjetivar a objetividade”



Depois de uma boa explanação da Professora Luciana sobre objetivar e subjetivar ficou mais claro o meu entendimento sobre o assunto.

“Objetivar a subjetividade” São manifestações, vivências concretas da subjetividade humana, aquilo que se passa no nosso mundo interno.

“Subjetivar a objetividade” É a criação de manifestações como pensamentos, idéias e ideais a partir de um fator qualquer, concreto ou abstrato, obtendo resposta de caráter explicitamente pessoal.

Ficou confuso? Vou tentar explicar melhor.

“Objetivar a subjetividade e subjetivar a objetividade”

É a relação entre o indivíduo e os seus sentidos com mundo social, essa relação é ditada pela percepção do mundo que o individuo tem, que passa a seu conhecimento, e que construiu influenciado pelo próprio mundo e pelo seu significado subjetivo. A subjetividade é uma forma particular, específica para a compreensão da totalidade humana, ou seja, a subjetividade é individual e cada um vai desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural. O mundo objetivo vive em transformações com suas intervenções no mundo subjetivo.

Um exemplo bem rotineiro para melhor entendimento...

Em nosso dia-a-dia realizamos ações relativamente básicas que podem exemplificar o como pode ser simples, até mesmo imperceptível, a presença da objetividade, subjetividade e o elo entre eles nas nossas vidas. Citamos um exemplo. Hoje, quem desejar possuir a autorização de dirigir veículo automotor terá que enfrentar a prova-exame psicotécnica do DETRAN. Será que esta prova-exame têm a função apenas de retirar informações subjetivas daqueles que a fazem? Creio que sim. É através desta prova-exame que se consegue obter respostas claras sobre o psicológico daquela pessoa. Ora, o profissional qualificado para corrigir a prova apenas retira informações das questões subjetivas respondidas pelo aluno criando assim um perfil, um mapa bastante objetivo contendo todas as informações necessárias para o julgamento do aluno. Concluindo, através de um simples teste (subjetividade) obteve-se um determinado resultado (objetividade). Objetivou a subjetividade.

Ate nova postagem!

Ana Lívia

4 comentários:

Unknown disse...

A subjetividade se aproxima do que chamamos de “gosto”, um sentimento, um prazer ou asco que temos com algo que se refere a uma identificação interior. Por isso que se diz que gosto não se discute etc.

Mossoroense disse...

A objetividade é algo claro em nossas vidas, creio que podemos dizer que o singular, o obvio o simples, é o objetivo, a subjetividade são as entrelinhas do ser subjetivo, do eu subjetivo que advém das características pessoais de cada pessoa, muitas vezes formadas pela sua percepção e participação no mundo social.

Unknown disse...

O entendimento que cada um tem do mundo é subjetivo, e a forma com que se usa este entendimento é objetivo. As pessoas reagem a uma mesma situação de forma diferente, por exemplo, como você reagiria se fosse traído pela sua mulher? uns se matariam outros comemorariam, Como prever este comportamento? Pelo que eu entendi o profissional de psicologia vai objetivar esta subjetividade que existe dentro de cada um, ou seja, vai diagnosticar a forma que cada um reagiria.

Paulo de Tasso

Prof. Luciana Nepomuceno disse...

Boa aproximação em relação ao tema.