sábado, 30 de abril de 2011

Behaviorismo é a corrente da psicologia que defende o emprego de procedimentos estritamente experimentais para estudar o comportamento (conduta), considerando o ambiente como um conjunto de estímulos.

Começo do século XX, John B. Watson propôs estudar a psicologia empregando somente procedimentos objetivos para estabelecer resultados estatisticamente válidos. Este enfoque levou-o a formular a teoria psicológica do estímulo-resposta: todas as formas de comportamento podem ser analisadas como cadeias de respostas simples que podem ser observadas e medidas. Até 1950, B.F.Skinner baseou suas teorias em experiências de laboratório e não em observações introspectivas. Contudo, seu enfoque era mais radical e diferenciava-se de Watson no que dizia respeito aos fenômenos internos, como os sentimentos, que não deveriam ser elementos de estudo.

Desde então, os psicólogos behavioristas se preocuparam em compreender como aparecem e se mantêm as diferentes formas de comportamento: as interações, as mudanças ou as condições que prevalecem sobre a conduta. O behaviorismo atual introduziu o emprego do método experimental para o estudo de casos individuais e demonstrou que estes princípios são úteis para resolver problemas práticos em diversas áreas da psicologia aplicada.

Crítica e defesa do Behaviorismo

Os críticos dizem que o behaviorismo simplifica demasiado o comportamento humano e que vê o ser humano como um autômato ao invés de uma criatura com vontade e metas.Independente do que os críticos dizem, a abordagem comportamentalista exerceu uma forte influência na Psicologia aplicada, principalmente nos Estados Unidos levando ao estudo de problemas reais relativos a comportamento. E uma vez que aprendizagem é uma forma de mudança de comportamento, o procedimento de modificação de comportamento desenvolvido pelos comportamentalistas foi útil a muitos professores.


Fonte
http://penta2.ufrgs.br/edu/cai/behaensi2.html

terça-feira, 26 de abril de 2011

Glossário Behaviorismo


Atenção - é um processo cognitivo pelo qual o intelecto focaliza e seleciona estímulos, estabelecendo relação entre eles.

Behaviorismo- Estudo do comportamento, fundado tão-somente na observação e análise das reações visíveis do organismo aos estímulos exteriores e conseqüente rejeição do método introspectivo.

Controle- Ato de dirigir qualquer serviço, fiscalizando-o e orientando-o do modo mais conveniente.

Condicionamento- Processo pelo qual uma resposta definitiva vem a ser provocado por um estímulo, objeto ou situação, diversa da resposta natural ou original

Comportamento - Em sentido restrito, designação genérica de cada modo de reação em face de um estímulo presente; em sentido amplo, qualquer atividade, fato ou experiência mental, passível de observação direta ou indireta.

Controle- Ato de dirigir qualquer serviço, fiscalizando-o e orientando-o do modo mais conveniente.

Decisão - “o processo de análise e escolha entre várias alternativas disponíveis do curso de ação que a pessoa deverá seguir”. Chiavenato (1997) p. 710

Descriminação - Ato ou efeito de descriminar.

Distinção- Ato ou efeito de distinguir. Percepção da diferença entre pessoas ou coisas.

Emoção - Complexo estado moral que envolve modificações da respiração, circulação e secreções, bem como repercussões mentais de excitação ou depressão; nas emoções intensas as funções intelectuais deperecem ou se desorganizam.

Estímulo - Aquilo que estimula. Qualquer coisa que torna mais ativa a mente, ou incita à atividade ou a um aumento de atividade.

Esquiva - Ato ou efeito de esquivar.

Extinção - Ação ou efeito de extinguir; apagamento. Destruição, fim.

Generalização - Ato ou efeito de generalizar. Extensão de um princípio ou de um conceito a todos os casos a que pode aplicar-se.

Limitação - Ato ou efeito de limitar ou de limitar-se. Restrição, redução.

Motivação - Espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano, determinando um dado comportamento.

Metodológico - Que diz respeito à metodologia.

Operante - Que opera; próprio para operar.

Percepção - é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas.

Personalidade - Conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém.

Punição -Ato ou efeito de punir; pena, castigo.

Reforço - Ação ou efeito de reforçar. Auxílio.

Respondente - Pessoa que depõe, sendo inquirida por artigos.

Sentimento - Ação ou efeito de sentir. Faculdade ou capacidade de sentir, de receber impressões mentais.
Behaviorismo

O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson, em um artigo (1913) que apresentava o título "Psicologia como os behavioristas a vêem". O termo inglês behavior significa comportamento, daí se denominar esta tendência teórica de behaviorismo. Mas,também utilizamos outros nomes para designá-la, como comportamentismo, teoria comportamental, análise experimental do comportamento.

Questões sobre behaviorismo

1. Para os Behavioristas o objetivo de estudo da Psicologia e como é caracterizado?
O objetivo da Psicologia é o comportamento, observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos. Watson postulava o comportamento como objeto da psicologia, dava a esta ciência a consistência que os psicólogos da época vinham buscando. Um objeto observável, mensurável, que podia ser reproduzido em diferentes condições e em diferentes sujeitos. Essas características eram fundamentais para que a Psicologia alcançasse status de ciência, rompendo definitivamente com a tradição filosófica.
2. Qual ou quais as diferenças entre Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical.
Behaviorismo Metodológico é um método experimental e analítico, é necessário dividir o objetivo para investigá-lo e analisá-lo.
Behaviorismo Radical designa uma filosofia da Ciência do Comportamento (que ele lhe propôs defender) por meio da análise experimental do comportamento.

3. Explique o Condicionamento Respondente.
Condicionamento Respondente é o comportamento involuntário e inclui as respostas que são “produzidas” por estímulos antecedentes do ambiente. Ou seja, são interações estímulo resposta (ambiente-sujeito) incondicionado, nas quais certos eventos ambientais produzem certas respostas do organismo que independem de “aprendizagem”.

4. Explique o condicionamento Operante.
Condicionamento Operante inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, têm feito ou fazem algo ao mundo em redor, direta ou indiretamente. A aprendizagem é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante, a aprendizagem está na relação entre uma ação e seu efeito.

5. Diferencie:
a) Reforçamento positivo e reforçamento negativo.
 No positivo a probabilidade futura da resposta aumenta, na negativa é removida ou atenuada.
b) Reforçamento negativo e punição.
    A punição ocorre quando há um estímulo aversivo ou remoção de um reforçador negativo, ou seja, pode depender do reforçador negativo.

c) Punição e extinção.
 Na punição existe o reforçador negativo, que pode extinguir uma resposta positiva. podemos instalar comportamentos, podemos "descondicionar uma resposta". Skinner trabalhou nesse processo de eliminação dos comportamentos indesejáveis ou inadequados e Denominou-a extinção. O salto do condicionamento operante para a extinção foi curto. Se for o esforço ou o efeito que mantém um comportamento operante, com certeza a ausência desse reforço fará desaparecer a resposta. Deixamos então de paquerar uma menina quando, depois de várias investidas, ela nem nos dirige o olhar, ignora-nos.

d) Fuga e esquiva.
 A fuga é simultânea ao estímulo aversivo, a esquiva acontece antes do estímulo condicionado e me possibilita a emissão do comportamento.

e) Generalização e discriminação.

 A discriminação é quando uma resposta se mantém na presença de um estímulo, mas sofre certo grau de extinção na presença de outro. E a generalização, é quando um estímulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estímulo similar, mas diferente. Se a generalização é a capacidade de percebermos semelhanças entre estímulos e responder de maneira semelhante ou igual a todos eles, a discriminação é o processo inverso, é a capacidade que temos de perceber diferenças entre estímulos e responder diretamente a cada um deles.

Fonte:
http://www.eps.ufsc.br/disserta97/longen/cap3.htm
Texto “O BEHAVIORISMO” (discutido em sala)
BOCK, Ana; FURTADO, Odair e TEIXEIRA, Maria. Psicologias. Uma introdução ao estudo de  Psicologia. São Paulo: Saraiva, 1992.

domingo, 24 de abril de 2011


      
OS MITOS SOBRE O HOMEM : UMA VISÃO EM EVOLUÇÃO 
  
"Quem é o homem?
Como se faz um homem?
Como se faz a si mesmo, antes de fazer o homem?” - Carlos Drummond de Andrade.

 O homem é um ser sócio histórico
Genes = de nossos ancestrais para formar nosso corpo, obedecendo às características de nossa espécie.
É por isso que se diz que todos os traços, físicos ou mentais, normais ou não, são ao mesmo tempo genéticos e ambientais.
A única aptidão inata no homem é a aptidão para a formação de outras aptidões.
Segundo H. Piéron: "A criança, no momento do nascimento, não passa de um candidato à humanidade, mas não a pode alcançar no isolamento: deve aprender a ser um homem na relação com os outros homens."
Ou seja, o homem aprenderá com os outros indivíduos.
 O que somos se deve onde vivemos com quem convivemos e o que nos é dado como oportunidade de aprender e conhecer por meio da educação. Enfim, é tudo isto somado que proporciona ter uma realidade do nosso potencial enquanto ser humano, nos tirando da irracionalidade.

[...] todos aprendem a fazer, só que colorem seu fazer com alguns traços particulares, singulares, individuais.
Na medida em que o homem vai se associando ao mundo, as diversas formas de conhecimentos, culturas, sociedades, situações s se transforma. É a medida que vai se confrontando a dor, a alegria, que descobre suas potencialidades e adquiri cultura que descobre a diferença entre ele e o animal irracional. Enfim, constrói a razão e domina os instintos.

A consciência reflete o mundo objetivo. É a construção, no nível subjetivo, da realidade objetiva.
"Não podemos viver isolados porque as nossas vidas estão ligadas por mil laços invisíveis" Herman Melville


 Referências bibliográficas
Bock, Ana Maria Bahia; Psicologias: Uma introdução ao estudo de Psicologia, São Paulo: Saraiva, 1999
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi.
Psicologias: uma   estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva 2002

terça-feira, 19 de abril de 2011

Evlução das Ideias Psicologicas

Evolução das Ideias Psicológicas

Podemos dividir a Psicologia em 4 partes: Antiguidade, Idade Média, Renascimento e Científica.

Antiguidade – os grandes pensadores queriam explicação para o mundo e os comportamentos humanos, recorreram à mitologia, aos Deuses. Tudo que acontecia dependia do estado da alma desses Deuses, seus sentimentos, pensamentos, desejos, sensações eram responsáveis pelas mudanças ocorridas no clima, na saúde e até no amor. Esses filósofos, que vieram antes de Sócrates, defendiam a ideia que percebemos o mundo ao nosso redor através dos 5 sentidos (audição, visão, olfato, paladar e tato). Até hoje questionamos se “o homem vê o mundo que existe ou o mundo existe porque o homem o vê”?

Boa pergunta!

Alem disso, nessa época, havia um pequeno atrito entre:
Idealistas x Materialistas

Idealistas são aqueles que pensam, refletem sobre diferentes assuntos. Materialistas são as pessoas que acreditam somente em tudo que vê que pode tocar ou comprovar que existe. Como exemplos de filósofos temos Sócrates (citado anteriormente), Platão e Aristóteles.

Sócrates foi o cara da filosofia. Temos muito que agradecer a eles, foi a partir de suas ideias que temos a ciência para descobrir, desenvolver e comprovar diversas coisas.
Ai aqueles Deuses gregos maravilhosos...


Idade Média – é aqui que a religião começa a influenciar o mundo. Tudo que acontece passa a ser explicado pela religião, onde Santo Agostinho diz que a alma liga o homem a Deus, e São Tomas de Aquino completa que somente Deus reúne existência e essência. Mas isso não durou para sempre.

Renascença – com o Iluminismo, a religião não justificava tudo e as explicações começaram a ser dadas pela racionalidade, o homem passa a ser valorizado e a mente foi separada do corpo. Não podemos esquecer que aqui nasceu a base do método científico.

“Penso, logo existo”! Frase mundialmente conhecida e que discordo em parte, pois uma mesa ou uma cadeira não pensa nem senti e adivinha... elas existem!

Ҹ Científica – alguns pontos importantes a considerar são o estudo sobre a percepção, avanço da tecnologia, a busca de intervenção e predicação e a valorização do modelo máquina. Devemos analisar ao associacionismo (aprendizagem do maior elemento para o menor), o estruturalismo (estados elementares da consciência) e o funcionalismo (como o homem usa a consciência para adaptar-se ao meio).

Essa coisa chamada Ciência dar muita dor de cabeça, mas é uma ferramenta grandiosa, rica em detalhes e cheia de informações. Gosto e não quero vê-la ao mesmo tempo.

Assim a Psicologia evolui e ainda via evoluir, o tempo não para a cabeça não para, a necessidade de inovar e facilitar a vida é insaciável.